Reino Fungi


Ao analisarmos a árvore filogenética, encontraremos os fungos dentro da linhagem Opisthokonta cujos organismos possuem flagelos em suas células eucariotas em seus posteriores.
Podemos encontrar sete filos dentro desse reino que são dos considerados "fungos verdadeiros": Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basiciomycota.

  • Características: Heterótrofos por absorção; Parede celular composta por quitina; Sem tecidos verdadeiros, ou seja, todo seu corpo é chamado de talo; E armazenam glicogênio como substância de reserva, assim como os animais. 

Os Sapóbios são organismos capazes de decompor matéria orgânica. Por serem a maioria, podemos concluir que os fungos possuem uma grande importância para os nossos ecossistemas, assim como as bactérias. Entretanto, existem fungos parasitas, ou seja, eles atacam a matéria orgânica e podem causar prejuízo. Além disso existem os líquens e as micorrizas que são simbiontes. Em outras palavras, são uma associação entre duas espécies que vivem juntas (simbiose) e ocorre uma troca de nutrientes ente elas.
Sobre sua morfologia, os fungos podem ser uni ou pluricelulares. Caso sejam pluricelulares, seus filamentos são denominados hifas e um conjunto de hifas forma um micélio. Existem dois tipos de hifas: as cenocíticas, que podem ser vistos como um tubo contínuo e multinucleado; e as septadas, que possuem diversas ramificações que individualizam as células.
Em relação à reprodução, ocorre através de esporos e seu ciclo é complexo, pois envolve uma fase assexuada e sexuada.

  • Assexuada: Mitose (mitósporos)
  • Sexuada: Meiose (meiósporos)
Seguem abaixo fotos de fungos tiradas pelo nosso grupo ao passear pela Redenção:



#selfiecomfungos

Fontes: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classificacao-dos-fungos.htm
vídeos presentes no moodle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados