Filo Cnidaria

 Os animais aquáticos cuja principal característica é a presença do cnidócito que consiste em uma bolsa com nematocisto, ou seja, é uma cápsula que quando ativada ejeta uma substância urticante que auxilia na defesa e captura de presas. Devido a esse fato, esses seres recebem o nome de Cnidários.


Eles podem ser divididos em:

  1. Hidrozoários: Hidras, caravelas e pequenas águas-viva;
  2. Cifozoários: Medusas grandes;
  3. Antozoários: Corais e anêmonas (pólipos);
  4. Cubozoários: vespa-do-mar.

Outras características que devem ser mencionadas são:

  • Diblásticos: possuem epiderme e gastroderme;
  • Protostômios: blastóporo origina a boca;
  • Tubo digestivo incompleto: ânus e boca são a mesma saída;
  • Respiração e transporte de nutrientes por difusão;
  • Sistema nervoso difuso: primeiros seres a apresentar uma rede de nervos, sem centro coordenador.
 Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, medusas e pólipos. Os pólipos tão todas as espécies sésseis, ou seja, fixas a um substrato. Enquanto as medusas possuem um corpo gelatinoso em formato de sino, com tentáculos em sua margem e são capazes de se mover.
Cnidários - Publicações | FacebookMedusa - Água-viva - Cnidários - InfoEscola


  • Reprodução
Os cndários realizam a metagênese diplóide. Em outras palavras, a reprodução deles possui uma alternância entre fase assexuada e sexuada. A fase assexuada pode ser chamada de fase polipóide, pois é quando um pólipo realiza diversas mitoses e cresce tanto de tamanho que "quebra" e transforma-se em éfira, que depois irá crescer e tornar-se medusa. Além disso, nessa fase a boca do animal fica para cima, porque ele é séssil. Já a fase sexuada pode ser denominada de fase medusóide e caracteriza-se vida livre correspondente a uma medusa. Nesse caso, a boca do animal fica para baixo e é o único momento em que ocorrerá meioses, pois temos a formação dos gametas. Vale ressaltar que após a fecundação e formação do zigoto, o animal passa por um desenvolvimento indireto, com um período larval (plânula).




EXERCÍCIOS:

OBSERVE O ESQUEMA ACIMA QUE MOSTRA A REPRODUÇÃO DE UM CNIDÁRIO (METAGÊNESE):

a) Explique a reprodução dos cnidários.


Reprodução assexuada: todos os grupos têm; em alguns pólipos de hidrozoários e de antozoários forma-se pequenos brotos que depois se soltam e viram indivíduos independentes. Nesse caso, é o brotamento. Em alguns casos, os brotos ficam juntos e formam colônias.

Reprodução sexuada: todos os grupos têm; fecundação externa: óvulos e espermatozóides são liberados e a fecundação ocorre na água; fecundação interna: os óvulos são retidos dentro do corpo da fêmea, em geral na cavidade gastrovascular, onde são fecundados por espermatozóides que penetram pela boca. Poucas espécies apresentam desenvolvimento direto, sem estágios larvais; ocorre em hidras.
b) Pinte de amarelo ou circule a fase medusóide
c) Destaque (pinte a larva de cor verde.

 




d) Que tipo de reprodução esta ocorrendo nesse organismo? Explique detalhadamente

Reprodução sexuada: Ocorre em pólipos e medusas com a produção de gametas masculinos e femininos nas gônadas. A fecundação é externa: óvulos e espermatozóides são liberados na água ate se encontrarem. Originado o zigoto.

e) A que filo pertence esse organismo e a qual dos subreino, explique.

Filo Cnidaria e sub-reino Metazoa

f) Explique a digestão nesse organismo.

São carnívoros, se alimentam de crustáceos, peixes, larvas... Ao redor da boca, há projeções longas e tubulares: tentáculos. Permitem capturar seu alimento e levá-lo ate à abertura da cavidade gastrovasculares, a boca. O sistema digestório é incompleto, pois ter apenas uma abertura de comunicação com o ambiente externo. A digestão se inicia extracelular, na cavidade gastrovascular e termina intracelularmente. Os produtos da digestão são distribuídos as diversas células por difusão. Os restos ficam na cavidade gastrovascular ate serem regurgitados pela boca.

g) Em seu caderno faça um esquema da parede do corpo desse animal e indique o nome e as funções de todas as estruturas


epiderme: reveste o corpo de um cnidário; se desenvolve a partir do ectoderma embrionária.

cavidade gastrovascular: cavidade interna, ocorre a digestão e a absorção de alimento.

Gastroderme: reveste a cavidade gastrovascular, se origina da endoderme embrionária

Mesogleia: une a epiderme e a gastroderme, massa gelatinosa secretada por células das duas camadas, dá suporte físico ao corpo, constituindo um esqueleto elástico e flexível

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Classe Agnatha

Urocordados e Cefalocordados