Filo Platyhelminthes

Esse filo recebeu  o nome devido ao formato do corpo de seus integrantes. Dessa forma, os "vermes achatados", são denominados platelmintos. Dentro desse filo há uma grande variação de tamanho podendo existir animais com milímetros de comprimento ou então, metros.

Características gerais:
  • Plano corpóreo básico bilateral;
  • Triblásticos
  • Epiderme glandular e ciliada;
  • Acelomado: no lugar do celoma encontra-se a parênquima que torna o corpo desses seres maciços;
  • Camadas musculares;
  • Excreção e osmorregulação por protonefrídios (célula-flama);
  • Respiração e circulação por difusão: formato do corpo auxilia nesses processos;
  • Trato digestório incompleto: alimento e excreção saem pelo mesmo local (não há ânus);
  • Sistema nervoso em "escada de cordas": glândulas cerebrais;
  • Órgãos sensoriais: ocelos, mecanorreceptor e quimiorreceptor (aurículos), auxiliam na detecção da luz, mas os animais são cegos.
Reprodução pode ocorrer de duas maneiras:
  • Assexuada por fissão transversal com alta capacidade de regeneração;
  • Sexuada: os platelmintos são hermafroditas, então ocorre fecundação cruzada.
O desenvolvimento desses animais é direto, ou seja, não há estágio larval. Grande parte dos animais são aquáticos, porém existem espécies terrestres que vivem em ambientes úmidos. Por fim, vale ressaltar que esse filo possui grupos de vida livre e grupos de parasitas. Sendo assim, existem variações das características apresentadas acima, pois eles são bem adaptados à vida parasitária e podem vir a desenvolver características específicas. Para melhor entendimento, segue uma explicação sobre o ciclo de vida dos grupos participantes.
  1. Turbellaria: Em sua grande maioria, as Tubellarias realizam fecundação cruzada, necessitando assim copular com outra para a fertilização. Geralmente colocando ovos que originam outras Tubellarias jovens das quais se desenvolvem até a fase adulta. A reprodução é se dá da seguinte forma: os dois indivíduos ficam unidos pelos poros genitais, cada um introduz o pênis na abertura genital do outro, depositam os espermatozoides e se separam.  Entretanto alguns grupos realizam a reprodução assexuada, tal como os representantes dos Catenulidas.
  2. Trematoda: Tendo Fascíola hepática como exemplo dessa classe, temos que seu ciclo de vida começa quando os ovos depositados no ducto biliar de um animal são expelidos no meio externo através das fezes e ao longo de três semanas se desenvolvem. Para esse animal, moluscos aquáticos são hospedeiros intermediários adequados enquanto a larva passa por diversos estágios de proliferação assexuados até alcançar o estado de cercaria. Então, deixam o hospedeiro intermediário através da cavidade pulmonar e migram para uma vegetação herbácea molhada, se transformando em metacercarias, estado que permite que elas sobrevivam vários dias. Sendo assim, temos um cenário onde um animal ingere essas herbáceas contaminadas e o parasita se aloca no duodeno, onde se desloca para a cavidade peritoneal através da parede intestinal. Entretanto, os parasitas ainda são imaturos apenas alcançando a maturidade adulta quando se alocam para o ducto biliar. Quando a maturidade é alcançada, ocorre a fecundação.
  3. Cestoda: Os ovos dos cestoides são liberados no ambiente pelas fezes, aguentando diversos dias. Num cenário no qual um animal ingere alimentos contaminados e os ovos eclodem no intestino. Invadem a parede intestinal e se migram para os músculos estriados e lá se desenvolvem para o estágio de cisticercos, que permite a sobrevivência por vários anos. Então, se um indivíduo ingere a carne malcozida desse animal, terá o intestino infectado e em dois meses os cisticercos se desenvolverão para a fase adulta de tênia. Nesse caso, elas se alocam no intestino delgado e podem sobreviver por anos. Dessa forma, liberam ovos que são liberados no meio externo através das fezes e o ciclo pode se repetir. 



EXERCÍCIOS

Observe o esquema de uma planária:

1.Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3. 
 R: Gânglios Cerebrais, Ocelos e Intestino, respectivamente

2. Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos.
R: Os ocelos foram a estrutura que originou os olhos em organismos mais derivados. Além disso, esse foi o primeiro filo a apresentar mesoderme, que origina os músculos. Por fim, eles foram os primeiros com simetria bilateral, que auxilia durante uma perseguição.

3. Explique como ocorre a digestão nesse organismo.
R: Os platelmintos apresentam um sistema digestório com uma cavidade gastrovascular oriundo do arquênteron. Eles ingerem a comida por meio da faringe, que se encontra na região ventral de seu corpo. A digestão inicia na cavidade gastrovascular com as enzimas secretadas pelas células glandulares sendo extracelular. Termina, então, no interior das células da gastroderme. Essas células fagocitam partículas alimentares e fazem a digestão intracelular desse alimento, retirando os nutrientes necessários. A distribuição dos nutrientes é feita pela própria cavidade gastrovascular. O resíduo da digestão são regurgitados pela boca, uma vez que esses organismos não apresentam ânus.

4. Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme. 
R: A tênia adulta libera milhares de ovos dentro de um ser humano, que são eliminadas nas fezes. Caso as fezes sejam soltas no campo ou no mato, um boi ou porco pode ingerir alimentos contaminados pelos ovos da tênia. Dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovos e, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos. Quando a pessoa se alimenta de carne crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex, que fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas presente no rostro. A pessoa desenvolve a teníase, isto é, está com o verme no estado adulto e é o seu hospedeiro definitivo, pois é nele que o verme faz reprodução sexuada.

5.Explique como é causada a cisticercose. 
R: A cisticercose ocorre quando um ser humano ingere os ovos de uma tênia, se tornando o hospedeiro intermediário. As larvas perfuram a parede do intestino e entram na corrente sanguíneas, e alojam-se como cistos em diversas partes do corpo, como o coração ou o cérebro.

6.Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados