Filo Poliphera

 



     Os poríferos (Filo Porifera) estão dentro do Reino Animalia e possuem esse nome devido à presença de poros por todo o corpo. Eles têm forma de tubo e são conhecidos como esponjas. Eles possuem seu corpo fixo a um substrato (na fase adulta) no fundo de um ambiente aquático (geralmente em água salgada) e podem viver sozinhos ou em colônias. Os acreditados por serem os primeiros animais a surgir na Terra não possuem tecidos verdadeiros, logo não têm órgãos.  Esse filo possui grande importância eccológica, pois as esponjas são animais filtrantes que permitem um microambiente mais agradável a certas espécies.


ESTRUTURA:

Os poríferos possuem simetrial radial e são animais pouco complexos, geralmente sésseis, por não apresentarem organização de órgãos ou sistemas.
Para caracterizar melhor a estrutura porosa, explicaremos o que a integra:
-Ósculo é a abertura por onde a água sai;
-Átrio é a cavidade da esponja;

O corpo, que reveste o Átrio, é a epiderme, formada pelas células:
-Pinacócitos, que exercem a função de revestimento e proteção;
-Coanócitos, células flageladas que ajudam na filtração e retirada do alimento na água através da agitação;
-Amebócitos, responsáveis pelo crescimento e regeneração do animal, podendo se tornar qualquer outro tipo de célula, menos coanócito;
-Espículas, servem para a defesa da estrutura;
-Porócitos, localizados na parede do corpo, são por onde a água entra, podendo ser controlados.


ALIMENTAÇÃO E RESPIRAÇÃO:
Os Poríferos são filtradores, assim, a água que entra pelos poros fornece tanto partículas alimentares quanto oxigênio. Por difusão, a água retém o dióxido de carbono e resíduos, e libera oxigênio para o animal. Na alimentação, parte das partículas absorvidas são digeridas pelos Coanócitos e outras pelos Amebócitos, que distribuem para todas as células.


REPRODUÇÃO:

1.       A reprodução pode ser tanto sexuada quanto assexuada-
1.1.   Reprodução assexuada:
1.1.1.Brotamento: quando o porífero está em condições ambientes ideais, é possível que este desenvolva brotos laterais.
1.1.2.Regeneração: o corpo de uma esponja é tão interessante, que mesmo após ser triturada, suas células ainda conseguem se reagrupar. O que acontece nesse caso, é que um pedaço do corpo, que foi fragmentado e separado do resto, é capaz de se formar um novo corpo e se tornar um novo ser-vivo.
1.1.3.Gemulação: quando as esponjas de água doce encontram-se em regiões de clima não ideal, elas liberam bolsas com células realizando atividade metabólica, para que estes fiquem indo com a corrente até acharem um local com clima ideal, e aí originar um ser-vivo.
1.2.   Reprodução sexuada: os gametas são formados em uma estrutura chamada Mesênquima. Os espermatozoides são produzidos pelos Amebócitos e quando preparados, lançados para o átrio e liberados pelo ósculo. Da água, são capturados por outra esponja e absorvidos pelos coanócitos, que auxiliam na fecundação. Fecundado, forma-se o zigoto, que é liberado à água e nada até achar um substrato ideal para se estabelecer.

TIPOS DE PORÍFEROS:
Existem três de tipos de morfologia dentro desse filo, são eles: 
A) Áscon: tipo mais simples com uma parede fina;
B) Sícon: presença de canais radiais e inalantes, além de projeções sinuosas;
C) Lêucon: parede espessa e átrio diminui em seu tamanho.

Classes:
  • Calcarea: pequenos seres marinhos que possuem espícula formada por carbonato de cálcio, podem ser de todos os tipos;
  • Demospongiae: seres de até 2 ,etros, geralmente marinhos, que possuem espícula silicosa e um meso-hilo espesso. Podem ser sícon ou lêucon;
  • Hexactinellida: seres marinhos de espícula silicosa ou mista com seis raios que podem ser apenas lêucon.

EXERCÍCIOS 

 

1.


Ósculo: Orifício característico dos poríferos que liga o Átrio ao meio externo;

Átrio: Cavidade central da esponja onde a água e os nutrientes circulam;

Coanócito: células flageladas que revestem as cavidades e criam correntes de água, disponibilizando nutrientes para o animal;

Amebócito: células que se movimentam pela mesênquima; responsáveis pelo crescimento e regeneração. Elas distribuem nutrientes para as demais células e ainda produzem gametas;

Espículas: constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou fibras proteicas, elas são responsáveis pela sustentação do corpo, podendo apresentar diversas formas.

Porócito: presentes na pinacoderme, as células formam um canal pelo qual a água passa para chegar ao átrio;

Pinacócito: sendo parte da “pele” da esponja, exercem função na sustentação e proteção das mesmas.

 

 

 

2. A digestão intracelular dos poríferos é dada da seguinte forma:

Partículas suspensas na água entram nos Átrios através dos Porócitos; as partículas são movimentadas e retidas nos Coanócitos (flagelados), essa mesma estrutura fagocita e digere parcialmente o alimento, que é enviado para o Amebócito. Esses últimos, por sua vez, terminam a digestão e distribuem para todo o corpo.


 

3. O grupo dos poríferos apresenta como apomorfia a estrutura flagelada chamada Coanócito, que movimenta e captura os alimentos na água.


 

 

4. Os sub-reinos Parazoa e Eumetazoa apresentam em comum a característica do desenvolvimento embrionário apresentar as fases Mórula e Blástula.

 

5.

 

 

 

 

 

 

 

6. A) Dentre as estruturas das esponjas, existem pequenos espinhos que podem penetrar a pele humana, causando um possível inchaço ou irritação.

B) Por sua grande capacidade de absorção de oleosidade e umidade, a sílica é utilizada em empresas de cosméticos, como um ingrediente versátil, tal qual bolinhas presentes nas malas. Assim, ao ser passado na pele, otimiza a efetividade de cremes e bases.

C)Espongiose é o nome da doença causada pelas esponjas.

 

7. A grande importância ecológica dos poríferos está na realização da simbiose com organismo fotossintéticos, vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33 e 80%. Geralmente associados a recifes com corais, abrigam grande diversidade de organismos marinhos.

 

8. De acordo com os cálculos realizados, a esponja bombeará 6 metros cúbicos de água nesse período de tempo.

 

9. Imagem escolhida que melhor representa o desenvolvimento embrionário nos metazoários:


 

10. Como os poríferos respiram através de difusão e se alimentam e digerem pequenas partículas presentes na água, seu porte tem de ser reduzido.



Fontes:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioporifero.php
 https://youtu.be/DQbzhg7V1Iw
http://segundocientista.blogspot.com/2020/05/filo-poriphera-poriferos-ou-espongiarios.html
https://pt.slideshare.net/guest17042e9/filo-porifera?from_action=save

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Classe Agnatha

Urocordados e Cefalocordados