Fisiologia Vegetal
A fisiologia vegetal é o ramo da Botânica que estuda o metabolismo, desenvolvimento, reprodução, entre outros processos fisiológicos desse reino.
- Transpiração: Transporte da seiva bruta no xilema, pode ocorrer tanto nos estômatos quanto nas cutículas;
- Fotossíntese: Principal fonte de energia;
- Condução de seiva: seiva bruta é conduzida pelo xilema enquanto a seiva elaborada é transportada pelo floema;
- Respiração: as células vegetais também realizam a respiração aeróbica como forma de produzir energia. esse processo pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Glicólise: No hialoplasma da célula, ocorre a decomposição da glicose em ácido pirúvico e produção de 2 ATPs;
- Ciclo de Krebs: Na matriz mitocondrial, ocorre a descarboxilação e desidrogenação dos compostos orgânico e síntese de mais 2 ATPs;
- Cadeia respiratória: Etapa final, que ocorre nas cristas mitocondriais, que consiste na produção de 34 ATPs com auxílio das substâncias transportadoras de elétrons.
- Via apoplástica: Acontece por meio do apoplasto, representante das ligação de todas as paredes celulares e espaços intercelulares;
- Via simplástica: utiliza-se do simplasto que representa a ligação de todas as células do corpo através dos plasmodesmos;
- Via transcelular: passagem singular de célula para célula. O movimento da água através do apoplasto ou do simplasto não passa por nenhuma membrana. Entretanto ao alcançar a via transcelular se vê necessário atravessar duas membranas plasmáticas por cada camada de células. A via transcelular sendo usada principalmente pela água, pois que graças às aquaporinas as membranas são muito permeáveis à água. Porém, esta via é desconsiderada para solutos.
Os denominados hormônios vegetais ou fitormônios, são os hormônios produzidos pelas plantas. Atuam regulando o crescimentos e desenvolvimento vegetal. Geralmente, são conduzidos pelo xilema e floema. Os principais hormônios vegetais são:
- Auxinas: função de alongar e expandir as células da planta, promovendo o crescimento vertical das raízes e dos caules; produzidas nas extremidades da planta e nos meristemas das folhas jovens, de fruto e de sementes.
- Giberelinas: responsáveis por controlar o crescimento de raízes e frutos, desenvolvimento, alongamento do caule e a germinação de sementes; produzidas nos meristemas do caule e da raiz, no embrião das sementes, nas folhas jovens e nos frutos.
- Citocininas: responsável pelo crescimento das gemas laterais; são encontradas em maior quantidade em locais com proliferação celular.
- Etileno: único hormônio vegetal gasoso; induz o amadurecimento dos frutos.
- Ácido abscísico: inibidor do crescimento das plantas; atua na dormência de sementes.
http://www.angelfire.com/ar3/alexcosta0/RelHid/Rhw4.htm
https://www.todamateria.com.br/hormonios-vegetais/#:~:text=Os%20horm%C3%B4nios%20vegetais%20ou%20fitorm%C3%B4nios,do%20seu%20desenvolvimento%20e%20crescimento.&text=Os%20principais%20horm%C3%B4nios%20vegetais%20s%C3%A3o,citocininas%2C%20etileno%20e%20%C3%A1cido%20absc%C3%ADsico.
https://www.todamateria.com.br/hormonios-vegetais/#:~:text=Os%20horm%C3%B4nios%20vegetais%20ou%20fitorm%C3%B4nios,do%20seu%20desenvolvimento%20e%20crescimento.&text=Os%20principais%20horm%C3%B4nios%20vegetais%20s%C3%A3o,citocininas%2C%20etileno%20e%20%C3%A1cido%20absc%C3%ADsico.
Comentários
Postar um comentário