Filo Arthropoda

 

Introdução

     O filo Artrópode é bastante comum para nós, principalmente o grupo dos insetos (formigas, baratas, besouros); são caracterizados por sua simetria bilateral, sistema digestório completo e são esquizocelomados. Possuem corpo segmentado em cabeça (massa nervosa e sensorial), tórax (parte dos órgãos e início dos apêndices articulados) e abdome (vísceras e saídas dos tubos digestório, excretor e reprodutor); são triblásticos.

 

 

Alimentação e Respiração

     Dada a grande variedade de espécies que o grupo abrange, a alimentação é bastante variada, desde planta até outros animais (podendo até mesmo ser deste mesmo filo)

     A respiração é realizada por brânquias, nos crustáceos, que realizam trocas gasosas entre a água e a hemolinfa; enquanto nos insetos, a traqueia (tubo rígido que se comunica com as células) é responsável por levar o ar aos outros sistemas do corpo. A respiração também pode ocorrer diretamente da pele e por pulmões foliáceos, formados por lâminas empilhadas.

 

 

 

Reprodução

     A reprodução é sexuada e a grande maioria dos artrópodes possuem sexos separados. Nos crustáceos, a fecundação é externa, enquanto nos aracnídeos e insetos, ela é interna. Como um todo, há presença de estágios larvais em boa parte das espécies. Nas abelhas, há um caso diferente chamado parentogênese: óvulos não fecundados originam seres vivos com características levemente diferentes dos fecundados.

O desenvolvimento que contém estágio larval é caracterizado pela estruturação diferente na fase ninfa e na adulta (em gafanhotos e baratas); ou uma formação corporal que difere quase completamente entre as duas fases (borboletas, mariposas e moscas).

 

 

 

 

Estrutura corporal

     As duas principais características dos Artrópodes são a presença de patas articuladas, que dão possibilidade para diversos movimentos, além de aumentar a velocidade; e o exoesqueleto (impermeável e rígido, composto de quitina e tem função de sustentação e proteção, até mesmo contra a perda d´água), o qual é constantemente substituído por um novo, controlado por hormônios em um processo chamado ecdise. Apresentam olhos, cuja quantidade varia bastante, além de antenas funcionando para o sistema sensorial. Apresenta “tagmas”, estruturas presentes devido à fusão dos metâmeros.

Regiões do exoesqueleto: epicutícula (pouca quitina, menor quantidade de quitina); exocutícula (região mais dura e de maior presença de quitina e proteínas); e endocutícula (flexível e importante para as articulações do animal.

 

 

 

Sistemas

     O sistema digestório é completo, de boca a ânus; contendo estruturas bucais, como mandíbulas, probóscides e estiletes para auxiliar na mastigação. A digestão é, na grande maioria das vezes, extra-celular e o canal é o tubo digestório. Nos raros casos, a digestão pode ser extracorporal (através de enzimas que transformam o alimento em uma pasta) e outros que capturam nutrientes da água.

O sistema circulatório é movido pelo coração dorsal, cuja função é bombear o líquido sanguíneo para o corpo. Em algumas espécies, a função se limita ao transporte de nutrientes, enquanto em outras, transportam ainda gás carbônico e oxigênio.

O sistema nervoso é constituído por gânglios nervosos cerebrais, um cordão nervoso ventral e gânglios distribuídos pelo corpo.

O sistema excretor é constituído de túbulos de Malpighi (com ou sem a presença de glândulas coxais), que são sacos alongados cilíndricos, localizados na parte superior do corpo animal e conectada com o tubo digestivo, ou de glândulas antenais, maxilares ou coxais (aberturas laterais por onde os resíduos são liberados; a parte do corpo é determinada no nome.

O sistema sensorial é bem desenvolvido, contando com antenas e com a pele para a função.

 

 

Tipos

     Os artrópodes são classificados em:

     Crustáceos: Corpo formado por Cefalotórax (fusão da cabeça e do tórax) e abdômen; respiração branquial, um par de pata por segmento, dois pares de maxilípedes como peças bucais e antenas sensoriais. Apresentam desenvolvimento indireto (com estágios larvais) e são, em grande maioria, aquáticos. Sua excreção é por glândulas antenais ou maxilares. Ex.: Lagostas, camarões, siris.

Insetos: grupo mais conhecido, as três partes do corpo são bem separadas e delimitadas. O grupo apresenta tanto aparelhos mastigadores quanto sugadores, e três pares de patas. A respiração é traqueal e seu desenvolvimento é, geralmente, indireto. Excreção pelo túbulo de malphighi. O habitat das espécies é bastante variado. Ex.: abelhas, besouros, borboletas, mosquitos.

Aracnídeos: assim como os crustáceos, apresentam cefalotórax. Não possuem antenas, mas possuem 4 pares de patas. Suas peças bucais são as quíceras e os pedipalpos. Respiração traqueal ou por pulmões foliáceos. Desenvolvimento direto. Ex.: aranhas e escorpiões.

Miriápodes: Corpo formado por cabeça e tronco (fusão do tórax e abdômen); possuem um par de antenas; não possuem apêndices ramificados. Respiração pela traqueia. Excreção através do túbulo de Malpighi. Compostos por vários segmentos; os com um par de patas são os Quilópodes, enquanto os que tem dois pares, são os Diplópodes. Esse grupo é exclusivamente terrestre. Ex.: Lacraias, piolhos-de-cobra.

 

 

 

Relação com seres humanos:

Em um primeiro, e negativo, aspecto, muitas espécies desse filo causam a morte de vegetais, seres humanos e outros animais, como mosquitos que carregam doenças (tendo Aedes aegypti, transmissor da dengue, como exemplo). Algumas espécies de aranhas e escorpiões são letais para nós, porém, por outro lado, ácaros e carrapatos têm até importância medicinal.

 

Importância ecológica:

As espécies terrestres têm essencial função ecológica ao alimentarem-se de matéria orgânica, contribuindo para a reciclagem. Várias plantas realizam a reprodução através da polinização dos insetos. Um nome importantíssimo desse grupo é o das abelhas, responsáveis pela polinização de cerca de 80% das plantas; é dito por importantes estudantes da ciência, como Einstein, que os humanos não sobreviveriam por muito tempo sem as abelhas no ecossistema.

 

Além dessas questões, claro que há a importância dos artrópodes nas teias alimentres, equilibrando a natureza. Muitas espécies são grandes fontes de proteína!

 EXERCÍCIOS



1) Explique o desenvolvimento dos artópodes.
R:Existem três tipos de desenvolvimento denrto do filo dos artópodes: Desenvolvimento direto (ametábolo), que é quando a eclosão do ovo gera um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo. Exemplo: traça-de-livro. Desenvolvimento indireto incompleto (hemimetábolos) – desenvolvimento gradativo, ou seja, após a eclosão do ovo surge uma ninfa, passando por sucessivas mudas até atingir o tamanho adulto chamado de imago.Exemplo: barata. Por fim, o desenvolvimento indireto completo (holometábolos) – artópodes que passam por metamorfose, posterior eclosão dos ovos, apresenta etapa de desenvolvimento larval. Da larva surge uma pupa ou crisálida, etapa na qual o organismo fica alojado no interior de um casulo passando por transformações que resultaram na formação de um organismo adulto. Exemplo: borboleta.

2. (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?
R: alternativa B

3. (UEL-2004) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:
R:Alternativa B

4. (Unesp) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente.
R:Alternativa E

5. (FUVEST)
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
R:Todos possuem a simetria bilateral e o sistema circulatório aberto. 

b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.
R:Crustáceos, geralmente vive em ambiente aquático marinho. Insetos tem um corpo formado por cabeça, tronco e abdome e possui três pares de patas. Aracnídeos possui o cefalotárax e quatro pares de patas.


6. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.
R: Características dos insetos: divisão do corpo em cabeça , tórax e abdome, presença de três olhos simples e dois olhos compostos .
Características dos crustáceos : corpo segmentado em cabeça e tórax ou cefalotórax,  e possuem os simples ou apenas olhos composto .

7. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
R:Corpo segmentado, chamado de metameria e presença do exoesqueleto quitinoso. 

b) duas características que os separam em classes distintas.
R:Camarão: Estrutura corporal dividida em cefalotórax e abdome, presença de 4 antenas e 10 patas locomotoras são comuns.
Abelha: corpo divido em cabeça, tórax e abdome e também possui 2 antenas e 6 patas locomotoras.

8. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de caricaturas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a) A que classe pertencem os animais citados?
R:A borboleta pertence à classe dos insetos enquanto as aranhas são aracnídeos.

b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?

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