Filo Mollusca

Características gerais:
  • Corpo mole e geralmente envolvido por conchas;
  • Celomados;
  • Principalmente marinhos com exceção dos Gastrópodes e Bivalves que vivem em ambientes terrestres ou de água doce, respectivamente; 
  • Grande importância econômica, pois está presente na nossa dieta e em itens de joalheria (pérolas);
  • Pode causar pragas em plantações ou doenças em seres humanos.
Organismo corpóreo
Os moluscos possuem três lóbulos que são responsáveis por diferentes funções sendo eles: 
Lóbulo externo - Secreção da concha
Lóbulo mediano - Sensorial
Lóbulo interno - Muscular
Além disso, esses animais são compostos por cabeça, pé e massa visceral. Sendo a cabeça o local no qual se encontram os órgãos sensoriais e os pés são responsáveis pela natação e fixação. Analisemos o esquema da organização corporal de um gastrópode terrestre.
Filo Mollusca (Moluscos)

Podemos perceber a presença da brânquia como órgão responsável pela respiração, contudo, em outras espécies desse filo, é possível encontrar pulmões. Além disso, encontramos um sistema digestor completo, com boca e ânus, composto pelo estômago, intestino e glândula digestiva. Sendo que o estômago é responsável pela digestão extracelular e os demais realizam a digestão intracelular e a absorção de nutrientes. Ainda nessa imagem podemos localizar o anel nervoso circum esofágico (collar nervioso) que, junto com os cordões nervosos em escada de cordas, compõem o sistema nervoso desse animal. Ademais, existem tentáculos quimiorreceptores assim como olhos, estatocistos e osfrádios que são os órgãos sensoriais presentes no filo Mollusca. 

Reprodução
Geralmente, fecundação é externa e o desenvolvimento é indireto, ou seja, possui um estágio larval. Vale ressaltar, também, que os moluscos são, em sua maioria, dioicos. 



EXERCÍCIOS

1. Leia a reportagem sobre malacocultura no link (https://agro20.com.br/ostra/) e descreva a importância da ostra para a economia e para o homem. 

As ostras possuem um valor inestimável para os seres humanos seja ele alimentício ou econômico. As ostras de maior importância econômica pertencem ao gênero Crassostrea, devido ao valor alimentício da carne e do uso da concha como matéria prima na fabricação de produtos industriais e medicinais. A ostra do mangue, por exemplo, está distribuída ao longo de todo litoral Norte e Nordeste.  Dessa forma as ostras configuram-se como animais bastante ricos em vitaminas, minerais e proteínas e por sua vez gerando grande procura na área gastronômica. Já as famosas perolas que são produzidas por um mecanismo de defesa desses animais são extensamente utilizados na confecção de perolas e suas conchas, ricas em cálcio, na de artesanatos.

2. Cite a importância dos moluscos em geral para o ser humano.

- Alimentação por serem boas fontes nutritivas;

- Criação de perolas e obtenção de conchas para propósitos estéticos;

- Organismos bioindicadores por apresentarem uma grande sensibilidade a variação do ambiente;

3. Esquematize o arquétipo de um molusco e coloque o nome de suas partes.

4. Cite as características e inovações do filo Mollusca

- Simetria Bilateral

- Triblásticos

- Os órgãos se encontram na massa visceral

- Sistema nervoso ganglionar

- Protostômios

- Não segmentados, o corpo é divido em cabeça, pé e massa visceral

- Respiração que varia da cutânea, branquial a pulmonar.

- Sistema excretor de metanefridios .

- Apresentam um processo de cefalização, isto é, uma concentração de gânglios nervosos na região da cabeça   

- Sistema sensorial compreende tentáculos para o tato, quimiorreceptores para o olfato e paladar, olhos para uma compreensão visual, estatocistos para orientação e equilíbrio e fotorreceptores para a percepção da luz. 

- Organismos Monoicos e Dioicos. Com reprodução sexuada dada por fecundação interna e externa, possuindo até a autofecundação e fecundação cruzada. Variando também entre desenvolvimento direto e indireto.

- Sistema digestivo completo. Inovação da rádula, uma língua raladora, usada para raspar pedaços de animais, plantas ou algas.

- Com exceção dos Cefalópodes, apresentam uma concha de carbonato de Cálcio para proteção

- Sistema circulatório podendo ser aberto e fechado, com presença de sangue, entretanto o sangue usa a hemocianina, que se utiliza do cobre para a captação de oxigênio, fato que confere a cor azulada ao sangue.

- Pés com tecido muscular atuante nos movimentos de deslocamento, tentáculos ou pés prolongados nos cefalópodes

- Apresentam larva trocófora


5. Complete a tabela (abaixo) e poste no seu blog.

Classes

Características gerais

Habitat

Exemplos

Aplacófora

Sem concha, formato verminoso, manto com espículas de calcário, pé reduzido e sem órgãos sensoriais complexos

Marinhos, geralmente regiões litorâneas

Epimenia verrucosa

Poliplacófora

Concha formada por 8 peças, pé para a fixação, capacidade sensorial através dos estetos, corpo oval

Marinho

Acanthopleura granulata

Monoplacófora

Corpo envolvido por uma concha, segmentação

Oceanos abissais

Neopilina galatheae

Gastrópoda

 Cabeça desenvolvida com órgãos sensoriais, pé com músculos para movimento, apresentam concha em sua maioria, monoicos e dioicos com desenvolvimento direto e indireto larval, , respiração pulmonar, cutânea e branquial, apresentam uma torção da massa visceral durante o desenvolvimento

Ambientes aquáticos e terrestres

Caracóis, lesmas e caramujos

Cefalópoda

sistemas nervoso e sensorial complexos ligada diretamente aos tentaculos, podem apresentar concha (externa ou interna) ou não, mecanismos de defesa e ataque, sistema circulatório fechado, respiração branquial, digestão extracelular, reprodução com desenvolvimento direto

Marinhos

Polvos, sépias, lulas

Bivalvia

Concha dividida, redução da cabeça, se alimentam por filtração, fecundação externa e desenvolvimento indireto, respiração branquial

Aquáticos (água doce e salgada)

Ostras e mexilhões

Escafópoda

Concha cônica aberta nas extremidades, pé cilíndrico para escavação, cabeça possui captáculos para fixação no solo ou captura de alimento, encontram-se no subsolo do substrato, sistemas circulatório e respiratório reduzidos

Marinhos, habitam o subsolo do substrato

Antalis vulgaris

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Classe Agnatha

Urocordados e Cefalocordados