Aves

 Sejam bem-vindos à penúltima publicação sobre os cordados. Como é possível inferir pelo título, hoje iremos falar sobre o clado das aves. Esse grupo de animais é reconhecido pela capacidade de voar e pelo seu canto. Contudo, existem mais características que o definem tendo em vista a existência de mais de 10 mil espécies ao redor do mundo. Vamos conhecê-las!

Fonte: https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/guia-aves-da-floresta-atlantica-volume-2/


CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • Presença de penas: estrutura epidérmica que as protege contra choques mecânicos, regula a temperatura corporal e favorece o voo;
  • Formato aerodinâmico;
  • Endotérmicos: temperatura corporal é praticamente constante, não depende do ambiente (homeotermia);
  • Tetrápodes;
  • Uropigiana: glândula corporal que produz uma substância impermeabilizante e lubrificante;
  • Ossos pneumáticos: esqueleto poroso que torna o animal mais leve, facilitando o voo;
  • Quilha ou carena: osso esterno que ancora os músculos peitorais e auxiliam na movimentação das asas;
  • Visão e audição aguçadas;
  • Nictante: membrana que protege os olhos das aves;
  • Sistema circulatório fechado, duplo e completo.
Vale ressaltar que apesar de seu organismo estar adaptado ao voo, nem toda ave voa. Bons exemplos disso são as galinhas e os pinguins.

ALIMENTAÇÃO
Fonte: biologiatotal.com.br
 
Fonte:https://www.todamateria.com.br/aves/

Uma característica muito interessante sobre as aves é que seus bicos são adaptados de acordo com o tipo de alimentação que cada espécie possui. Dessa forma, podemos compreender a diferenças entre eles, como é ilustrado na imagem acima. Outro fato relevante é que as aves não possuem dentes, logo, para que ocorra a trituração dos alimentos, eles possuem outras estruturas.
Inicialmente, é necessário mencionar o papo, que é o local onde a comida é armazenada e umedecida. Além disso, eles possuem a moela que atua como um estômago mecânico, onde podemos encontrar pequenas pedras. Em outras palavras, os alimentos são triturados sem o auxílio de enzimas. Existe, no entanto, um estômago químico denominado porventrículo. Por fim, o sistema digestivo das aves termina na cloaca que também possui uma importância para o sistema reprodutor, como veremos mais adiante.

SISTEMA EXCRETOR

Seu sistema excretor é formado por rins. A substância excretada é o ácido úrico. Nesses animais há  ausência da bexiga urinária, portanto, o material excretado é levado pelos ureteres até a cloaca, onde é eliminado com as fezes. Em algumas espécies, existem glândulas de sal, cuja função principal é a eliminação de grande quantidade de sal. Essa estrutura é comum em aves marinhas.

RESPIRAÇÃO

Fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php



A respiração das é pulmonar. Os pulmões ligam-se aos sacos aéreos, que não realizam trocas gasosas, porém atuam reduzindo o peso do corpo das aves e funcionam como uma reserva de ar. É no sistema respiratório das aves, mais precisamente na bifurcação dos brônquios, que se encontra a siringe, órgão responsável pela produção do canto desses animais.

REPRODUÇÃO
As aves possuem tantas formas de atrair seus parceiros que, inclusive, existe um documentário apenas sobre isso (Dança dos pássaros, disponível no Netflix). Em algumas espécies, as fêmeas são atraídas pelo canto do macho; em outras, a atração pode ocorrer através da exibição de penas e até mesmo por lutas físicas.

Diferentemente de muitos vertebrados, as aves não possuem órgão especializado para a cópula. Eles costumam colocar as cloacas próximas, e o macho transfere o espermatozoide para a fêmea. Esses animais são ovíparos (ovos calcários) e o desenvolvimento é direto.

CLASSIFICAÇÃO

ORDEM

EXEMPLO

ORDEM

EXEMPLO

SphenesiformesPinguinsGaliformesCodornizes, Perus
StruthioniformesAvestruzGruiformesSaracuras, Galinhas-dágua
RheiformesEmasCasuariformesCasuares e Emus
Charadriformesves aquáticasAepyornithiformesAepyonis
ColumbiformesPombosDinornithiformesMoas
PsittaciformesPapagaiosApterygiformesQuivis
CuculiformesCucus,AnusTinamiformesInambus
StrigiformesCorujasGaviiformesGavia
CaprimulgiformesBacurausPodicipediformesMergulhões, Pescaparas
ApodiformesAndorinhõesProcellariiformesAlbatroz, Procelárias
ColiiformesColiusPolecaniformesPelicanos
CiconiiformesCegonhas, GarçasPiciformesPica-paus, Tucanos
AnseriformesPatos, GansosPasseriformes (69 famílias)Passarinhos e aves Canoras
FalconiformesUrubus, Gaviões

 

 


As nove ordens principais são:
  1. Reiformes (Emas e avestruz): Aves com asas pouco desenvolvidas e sem capacidade para voar. São corredoras. Na corrida, as asas servem como uma espécie de leme, ajudando a ave a equilibrar-se e a mudar de direção
  2. Ciconiformes (Garça branca): Essa ordem reúne aves com pernas longas, pescoço comprido e bico grande. Alimentam-se principalmente de peixes e de outros animais aquáticos. 
  3. Anseriformes (cisnes e patos): Os representantes desse grupo são aves aquáticas, de tamanho médio, com bico achatado, pernas curtas e dedos unidos por uma membrana. 
  4. Psitaciformes (araras e papagaios): Aves com plumagem muito colorida e bico muito curto, forte e recurvado. 
  5. Passeriformes (bem-te-vi e pardal): Os Passeriformes formam o maior grupo de aves. Compreendem todas as variedades de pássaros. Em geral, são canoros (que cantam maravilhosamente) e com plumagem colorida. 
  6. Galiformes: A ordem dos galiformes é formada por aves semelhantes à galinha. Reúne muitas espécies utilizadas como alimento pelo homem
  7. Columbiformes (pomba): Aves com bico e patas fracos, asas longas e pontudas. Sobre as narinas aparece uma formação especial, denominada ceroma. 
  8. Estrigiformes (corujas): Aves de cabeça volumosa, olhos localizados na frente e rodeados por um círculo de pequenas plumas. São de hábitos noturnos.
  9. Falconiformes (águia e gavião): Compreendem aves com bico, garras muito fortes e visão muito desenvolvida. São predadores, pois atacam outros animais para matá-los e comê-los. São conhecidas como aves de rapina. 

Existem aves que voam e aves que não voam. Sob esse aspecto, elas podem ser classificadas como ratitas ou carinatas.
  • As ratitas são aves que não voam: têm o osso externo achatado; em geral são grandes e pesadas, mas com asas pequenas. É por essa razão que não podem voar. Embora sejam excelentes corredoras, como o avestruz e a ema.
  • As carinatas são as aves voadoras. Entre as aves carinatas, encontramos também os pinguins. Na verdade os pinguins não voam, mas utilizam toda a força dos seus músculos peitorais para nadar. Trata-se de uma divisão baseada sobretudo na forma das pernas e do bico.

Fontes: biologianet.com/zoologia/aves.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php
https://www.wikiaves.com.br/wiki/aves
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/aves-o-que-sao/
//www.todamateria.com.br/aves/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/classificacao-das-aves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados