Répteis
Na seguinte publicação, iremos abordar mais uma classe dentro do Filo Chordata: os Répteis. É interessante ressaltar que tal classificação segue por tradição acadêmica tendo em vista que os répteis não são mais agrupados em uma classe devido ao posicionamento filogenético das Aves. Seguimos!
Os répteis são animais dioicos e ovíparos, em sua maioria. Os machos têm um órgão copulador, o pênis, com o qual introduzem espermatozoides na cloaca da fêmea durante a cópula. A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto, ou seja, sem estágio larval.
Os ovos de serpentes, tartarugas e da maioria dos lagartos são protegidos por uma casca flexível. Já os ovos de cágados, crocodilos e alguns lagartos apresentam casca rígida. Eles contêm água e alimentos suficientes para todo o desenvolvimento embrionário.
Os répteis formam um grupo heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos. Em outras palavras, é um grupo muito diferenciado que possui como características gerais:
- Quatro patas;
- Presença do âmnio durante o desenvolvimento do embrião (vá para a parte de exercícios para observar um esquema referente à seus ovos e aprender mais sobre a função de seus anexos embrionários);
- Sangue frio, ou seja, sua temperatura corporal se adequa à temperatura do ambiente em que se encontram;
- Corpo revestido por uma camada espessa e impermeável, composta por queratina, especializada para o ambiente terrestre;
- Excretam ácido úrico, substância que não necessita de água para ser eliminada, outra adaptação para viver em ambientes com pouca disponibilidade de água;
- Presença de pulmões, que realizam trocas gasosas eficientes com o ambiente.
REPRODUÇÃO
Os ovos de serpentes, tartarugas e da maioria dos lagartos são protegidos por uma casca flexível. Já os ovos de cágados, crocodilos e alguns lagartos apresentam casca rígida. Eles contêm água e alimentos suficientes para todo o desenvolvimento embrionário.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sua respiração é pulmonar. Seus pulmões apresentam mais dobras internas, dessa forma, são mais derivados do que os dos anfíbios. Por apresentarem músculos ao redor das costelas, muitos répteis conseguem expandir e contrair a caixa torácica, semelhante aos nossos. Algumas serpentes apresentam apenas um órgão respiratório. SISTEMA CIRCULATÓRIO
Sua circulação é dupla e incompleta. O coração apresenta quatro cavidades, porém os ventrículos não são completamente separados. No entanto, os crocodilianos, grupo que inclui jacarés e crocodilos, os ventrículos estão separados.
SISTEMA NERVOSO
Possuem um sistema nervoso constituído por encéfalo e nervos que saem da medula espinhal. Apresentam um sistema sensorial com grandes adaptações, como os órgãos de Jacobson, que possuem função olfativa, e as fossetas loreais, que conseguem captar o calor, ajudando, assim, na localização das presas.
Existem três linhagens principais que iremos estudar:
- Os Chelonia: cágados, tartarugas e jabutís. Possuem corpo revestido por duas carapaças: a dorsal, localizada na região superior do corpo, e o plastrão, na região inferior. Esses dois cascos são unidos e apresentam apenas aberturas para a saída da cabeça, da cauda e dos membros dianteiros e posteriores.
- Os Squamata: lagartos, serpentes e cobras-cegas. Possuem como principal característica a pele recoberta de escamas. Além disso, há os Rhynchocephalia ou tuataras que se relacionam a essa linhagem. Eles são representados atualmente por apenas uma espécie endêmica da Nova Zelândia, porém podem ser considerados como uma possível quarta linhagem;
- Os Crocodilianos: jacarés, crocodilos e gaviais. Vivem apenas em regiões quentes, em rios e lagos de água doce ou, no caso de algumas poucas espécies, no mar. São animais de corpo alongado e revestido por placas córneas. As principais diferenças entre os crocodilos e os jacarés são o formato da cabeça e a posição dos dentes. Nos jacarés, a cabeça é mais arredondada e larga, e quando fecham a boca seus dentes não ficam visíveis.
Os répteis estão amplamente distribuídos pelo planeta, possuindo representantes em quase todos os ecossistemas continentais e marinhos. O Brasil possui a terceira maior riqueza mundial de répteis, com 795 espécies registradas até o momento. No Rio Grande do Sul, são conhecidas cerca de 120 espécies de répteis.
Os répteis ainda despertam pouco interesse popular no que concerne à sua conservação, em grande parte, devido ao medo que a maioria das pessoas sentem em relação a estes animais. Sendo assim, é interessante realizar uma distinção entre as serpentes peçonhentas e as inofensivas.
Fonte: http://museucs.blogspot.com/2013/09/o-livro-didatico-e-identificacao-de_1044.html |
EXERCÍCIOS
1. O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves. Faça um esquema de um ovo reptiliano. localize os anexos embrionários, de a função de cada um e explique porque o alantoide é muito importante para os repteis e aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos...
- Casca: Protege o conteúdo interno. Além disso, sua porosidade permite trocas gasosas;
- Albumina: Proteína que regula a pressão osmótica;
- Membrana da casca: Isolam o conteúdo interno, mais especificamente a clara;
- Vitelo: Reserva de nutrientes que alimentam o embrião;
- Saco Vitelínico: Envolve o vitelo, logo, participa do processo de nutrição do embrião;
- Corión: Proteção para o saco vitelínico e para o embrião;
- Alantoide: Membrana relacionada com as trocas gasosas, armazena a excreção e transfere parte do cálcio da casca para a formação do esqueleto do embrião;
- Âmnio: Membrana que envolve o embrião e o protege de choques mecânicos e desidratação;
- Cavidade amniótica: Contém o fluido amniótico.
Nos répteis e nas aves, o Alantoide exerce função respiratória. Dessa forma, podemos compreender o grande papel que ele possui. Já nos mamíferos, ele aparece em tamanho reduzido, pois existem outros anexos que realizam a função mencionada anteriormente. Sendo assim, a função que o Alantoide passa a ter em comum com essas três classes é a de conter as excreções do embrião. Podemos perceber, então, como uma classe é mais derivada que as outras.
Créditos de todas as fotos e referências utilizadas nessa publicação encontram-se a seguir.
Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/anexos-embrionarios.htm#:~:text=O%20c%C3%B3rio%2C%20tamb%C3%A9m%20chamado%20de,al%C3%A9m%20de%20proteger%20o%20embri%C3%A3o.
https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/ovo-so-faz-bem/20111005-073141-v197#:~:text=Casca%3A%20Embalagem%20natural%20formada%20por,casca%20que%20isolam%20a%20clara.&text=A%20casca%20do%20ovo%20%C3%A9%20uma%20embalagem%20natural.
https://www.ufrgs.br/herpetologia/?page_id=42
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/repteis-o-que-sao/
https://www.biologianet.com/zoologia/repteis.htm#:~:text=Eles%20s%C3%A3o%20os%20%C3%BAnicos%20r%C3%A9pteis,)%20e%20lagartos%20(lacert%C3%ADlios).
https://conhecimentocientifico.r7.com/repteis/
https://super.abril.com.br/saude/do-que-e-feito-um-ovo/
https://super.abril.com.br/comportamento/ovo-endurece-porque-as-proteinas-coagulam/
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-leite.htm
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