Reino Protoctista - Atividade do fórum

O reino Protoctista é constituído por organismos unicelulares, multicelulares e coloniais representados pelos protozoários e pelas algas, sendo em grande maioria aquáticos. Proto, do grego Προτοσ: proto + ctistos: κτιςτόσ que significa primeiro ser gerado, termo usado para todo e qualquer organismo eucarioto que não é uma bactéria, animal, planta ou fungo.

A alimentação dos protozoários heterotróficos é feita por endocitose, obtém um alimento já sintetizado por outro organismo e depois de digerir o alimento é lançado para fora por meio da exocitose. As algas possuem cloroplastos, portanto, são capazes de realizar fotossíntese, o que as tona autótrofas. Já os saprozóicos, alimentam-se de substâncias orgânicas em decomposição.

Nos protozoários, a digestão do alimento deve ser efetuada no interior da célula, caracterizando o processo de digestão intracelular. De modo geral, são formados vacúolos digestivos no interior dos quais a digestão é processada.


Os protozoários de vida livre, assim como as algas, reproduzem de forma assexuada por divisão binária. É quando forma dois novos indivíduos de uma célula que cresce até um determinado tamanho e divide-se ao meio. Alguns sarcodíneos podem reproduzir-se assexuadamente por divisão múltipla, na qual a célula multiplica seu núcleo em diversas vezes por mitose antes de se fragmentar em inúmeras pequenas células.


Mais do que a maioria dos protozoários apresentam uma reprodução sexuada por conjugação no tipo mais comum, dois indivíduos de sexos diferentes se fundem e formam um zigoto geneticamente recombinado.


Esse reino é polifilético, ou seja, as espécies que o compõem descendem de diversos ancestrais. Por isso a classificação nesse reino é realizada de duas formas: com protozoários, utiliza-se como critério seus meios de locomoção; já as algas, de acordo com os pigmentos e substâncias que possuem. Dessa forma, os protozoários são classificados em quatro grandes categorias:

Protozoários ameboides (rhizopodes): fazem uso de pseudópodes na captura de alimentos e no seu deslocamento.

Protozoários flagelados: possuem um flagelo o qual seu movimento proporciona o deslocamento e a obtenção de alimentos.

Protozoários ciliados: providos de cílios responsáveis pela locomoção e captura de alimentos.

Protozoários alicomplexos (esporozoários): desprovidos de estruturas de locomotivas, todavia há em algum ponto do ciclo de vida o desenvolvimento de um complexo apical, possibilitando a formação de esporos.

E a provável origem dos protoctistas é de que eles tenham evoluído das algas unicelulares.


Enquanto as algas possuem oito categorias:
As algas unicelulares podem ser Bacillariophyta, desprovido de flagelos e imóveis; Chrysophyta, algas douradas e diatomáceas; Dinophyta, plâncton marinho flagelado;
e Euglenophyta, comum em água doce.
Enquanto as algas multicelulares podem ser Charophyta, algas verdes; Chlorophyta, também denominadas clorófitas; Phaeophyta, algas pardas ou castanhas e complexas; Rhodophyta, algas vermelhas.




FONTES:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-protista.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/protista.htm
https://www.google.com/search?q=digest%C3%A3o+intracelular+protozoarios&sxsrf=ALeKk013J43qBXD71lziJSHfZ9X_CHgUgg:1585062552033&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwio6PCSsrPoAhUWKLkGHQt1CkkQ_AUoAXoECA0QAw&biw=1366&bih=695#imgrc=rwBa1PBtHhsaoM
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao.php
https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-protista-protoctista/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/algas.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados