Urocordados e Cefalocordados
Nessa postagem iremos apresentar com mais detalhes dois subfilos dos cordados: os Urocordados e os Cefalocordados. Vale ressaltar que ambos são protocordados. Em outras palavras são pequenos animais cordados invertebrados marinhos.
UROCORDADOS
Urocordados são animais marinhos e sésseis que apresentam notocorda apenas na sua fase larval. Seu principal representante é a ascídia, que pode ser encontrada vivendo solitária ou em colônias. Esses animais são revestidos por túnica constituída de material semelhante à celulose que possui duas aberturas: o sifão inalante e o sifão exalante.
- Sifão inalante ou oral: Localiza-se na boca do animal, local por onde entra a água do mar.
- Sifão exalante ou cloacal: Abertura por onde sai a água, os resíduos e os gametas do animal.
disponível em: https://www.preparaenem.com/biologia/urocordados.htm |
- Alimentação baseada em plânctons, os quais são retirados da água através das fendas branquiais.
- Sistema circulatório: parcialmente aberto com o coração na região ventral do corpo. Esse sistema funciona ora em um sentido, ora em outro, porque o coração varia entre bombear sangue paras fendas branquiais e para os órgãos.
- Reprodução: monoica, ou seja, não há diferenciação entre masculino e feminino. A fecundação é externa e sexuada, porém existe uma fase assexuada no qual as espécies passam a se reproduzir por brotamento. Ocorre estágio larval com presença da notocorda, porém após sua metamorfose, a cauda e a notocorda desaparecem.
disponível em: brasilescola.uol.com.br |
CEFALOCORDADOS
Os cefalocordados são animais pequenos com corpo achatado lateralmente, assim como os peixes. Além disso, eles são transparentes e vivem parcialmente enterrados em substratos arenosos, apenas com sua cabeça aparente.Seus principais representantes são os anfioxos.
MORAES, Paula Louredo. "Subfilo Cephalochordata"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cephalochordata.htm. Acesso em 15 de setembro de 2020.
- Estrutura corporal
disponível em: sobiologia.com.br |
- Sistema circulatório: sistema fechado simples. Não há presença de coração.
- Sistema respiratório: Apesar da presença das brânquias, grande parte da troca gasosa é realizada pelas dobras finas que existem na sua superfície corporal.
- Sistema nervoso: presença de um cordão nervoso, acima da notocorda. Existem órgãos sensoriais espalhados pelo seu corpo. Esses órgãos são denominados ocelos e eles percebem a presença de luz. Além disso, existem vários sensores táteis pelo corpo para quando eles se enterram na areia.
- Sistema reprodutor: Eles são dioicos, cada indivíduo tem um sistema reprodutor feminino ou masculino. Sua fecundação dos cefalocordados é externa. O desenvolvimento é indireto, pois passa por fase larval. As larvas são livre-natantes e se alimentam de plâncton.
- Sistema excretor: Composto por protonefrídios que filtram os líquidos corporais do anfioxo e liberam os excretas nitrogenados para o átrio pelos ductos dos nefrídios que depois são liberados para o meio pelo atriósporo.
FONTES: https://www.infoescola.com/biologia/cefalocordados-cephalochordata/#:~:text=Cefalocordados%20s%C3%A3o%20animais%20pequenos%20(cent%C3%ADmetros,S%C3%A3o%20representados%20atualmente%20pelos%20anfioxos.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal2.php
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal2.php
https://www.docsity.com/pt/os-cefalocordados/4717108/
https://www.preparaenem.com/biologia/urocordados.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/urochordata.htm
https://www.todamateria.com.br/protocordados/
infopedia.pt/$urocordados
Comentários
Postar um comentário