TRANSMISSÃO DO COVID-19
ESTUDO SOBRE O TEMPO EM QUE O COVID-19 RESISTE EM CERTOS AMBIENTES
O vírus que causa o COVID-19 resiste por algumas horas até dias em superfícies e em aerossóis, fato esse descoberto por um estudo do “ The New England Journal of Medicine”.
O estudo sugere que há chance de contaminação pelo corona vírus através do ar ou pelo toque de objetos contaminados. Cientistas descobriram que o vírus é detectável em aerossóis por até três horas, até 4 horas no cobre, até um 1 dia em cartões e de dois a três dias em plástico e aço inoxidável.
“O vírus é bastante transmissível pelo contato casual, fazendo esse patogênico muito difícil de conter”, disse James Lloyd-Smith, um dos autores do estudo e professor de ecologia da UCLA(Universidade da Califórnia em Los Angeles) e biólogo evolucionista. “Se você está tocando itens que outra pessoa tenha recentemente tocado, esteja ciente que eles podem estar contaminados e lave suas mãos”.
O estudo tentou simular o vírus sendo depositado nas superfícies do dia-a-dia em uma casa de família ou em um hospital por uma pessoa infectada através de tosses e toques em objetos, por exemplo. Os cientistas então investigaram quanto tempo o vírus continuou infeccioso nessas superfícies.
Os autores do estudo são da UCLA, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, o Centro para Controle de Doenças e Prevenções e da Universidade de Princeton. Dentre eles Amandine Gamble, pesquisadora pós-doutoranda da UCLA no laboratório de Lloyd-Smith.
Em fevereiro, Lloyd-Smith e seus colegas reportaram ao jornal ‘’eLife’’ que a triagem de viajantes para COVID-19 não é muito efetiva. Pessoas infectadas com o vírus — oficialmente nomeado SARS-CoV-2 — talvez estejam espalhando o vírus sem saber se eles o tem ou antes dos sintomas aparecerem. Lloyd-Smith disse que a biologia e epidemiologia do vírus faz a infecção extremamente difícil de detectar nos seus estágios iniciais porque a maioria dos casos não mostram sintomas por cinco dias ou mais depois da exposição.
‘’Muitas pessoas não terão desenvolvidos sintomas ainda”, disse Lloyd-Smith. “ Baseado na nossa analise anterior dos dados da pandemia da gripe, muitas pessoas talvez escolham não divulgar caso elas saibam”
O novo estudo apoia a orientação de profissionais de saúde pública para diminuir a disseminação do COVID-19:
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
- Fique em casa quando estiver doente.
- Cubra a tosse ou espirre com um lenço de papel e descarte-o no lixo.
- Limpe e desinfete objetos e superfícies frequentemente tocados usando um spray ou pano de limpeza doméstico.
Notícia original:
https://www.technologynetworks.com/immunology/news/study-shows-how-long-coronavirus-remains-infectious-on-cardboard-metal-and-plastic-332457
Comentários
Postar um comentário