Micologia
Considera-se Micologia como o ramo, dentro da Biologia, que estuda fungos como bolores, mofos, leveduras, cogumelos, entre outros. Nesse contexto, também é estudado doenças como a micose, que será o tema dessa postagem.
Micose é uma infecção causada por fungos que ataca, principalmente, a pele. Os principais sintomas são: coceira e manchas brancas ou avermelhadas na pele. Sua transmissão ocorre através de condições ambientais como calor, umidade e pouca luz que favorecem a proliferação dos microrganismos. Além disso, a micose pode ser transmitida pelo contato. Contudo, é possível tratá-la com o uso de remédios antimicóticos em forma de creme/spray ou, então, com a mudança de comportamento de modo que evite a umidade, por exemplo secar muito bem a pele.
A forma mais comum é a frieira ou pé de atleta. Nesse caso, a micose apresenta-se entre os dedos dos pés. Além dos sintomas citados acima, ocorre formação de bolhas de água, descamação e rachaduras na pele. Ainda na região dos pés, pode ocorrer a onicomicose. Essa forma da infecção torna as unhas deformadas, grossas e amareladas. Também é possível aparecer nas mãos e ela é a mais resistente ao tratamento.
Por fim, há a pitiríase versicolor, popularmente conhecida como micose de praia. Essa forma de micose é causada por Malassezia furfur , agente presente na pele. Diferente das outras versões, os sintomas dessa doença não causam coceira, porém manchas que variam do branco ao castanho podem aparecer em regiões oleosas como o pescoço e as costas.
Comentários
Postar um comentário