Exercícios Cordatos

 

1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:

a) Do peito é formado por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

b) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.  

c) Da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

d) Da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

e) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

Resposta: C


2. Complete com os nomes e funções das estruturas dentro dos retângulos






3. Nos grupos de invertebrados estudados anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique.

R: Tal ato se deve ao empírico fato de que as características fundamentais dos Chordatos, tais como cauda pós-anal, notocorda, etc estão presentes apenas na fase embrionária ou antes da espécime alcançar o estágio maduro. Dessa forma existem parte dos mamíferos que guardam mais dessas características enquanto em outros ela se transformam em outras estruturas completamente diferentes, como o tubo neural que se transforma em sistema nervoso central nos mamíferos. Já nos Invertebrados essas características fundamentais persistem do estágio embrionário até o estágio maduro.


4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa?

R: Bom o primeiro argumento e mais direto é de acordo com a filologia, pois proto significa anterior dando a entender que os Cordados são uma derivação direta dos Protocordados. Agora no que tange a biologia temos uma formação estrutural muito semelhante pois ambos grupos apresentam sistemas de órgãos idênticos e com a mesma formação embrionária. Os dois grupos apresentam ainda as estruturas, no desenvolvimento embrionário ou estágios não-maduros das espécimes, tais como cauda pós-anal, notocorda, tubo neural, etc. Além de possuírem estratégias evolutivas semelhantes.


5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo Urochordata.

R: Como visto na figura da questão 2, existe uma estrutura chamada de sifão inalante por onde a agua adentra o interior do animal e chega ao tubo digestório primitivo que consiste em sua maior parte pela faringe. A faringe abriga ainda um órgão chamado de Endostilo, responsável pela produção de muco que leva a as partículas de alimento a se grudarem e serem levadas a ao estomago através de movimentos ciliares. Agora a agua deixa o corpo por essas fendas faríngeas onde será depois jogada para o exterior pelo sifão exalante. Há ainda troca gasosas ocorrendo nesses fluxos de agua que são posteriormente exalados pelo sifão. Dessa forma conclui-se que as fendas faríngeas desempenham um papel fundamental não só na alimentação desses animais mas também na respiração.


6. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual a sua importância?

R: Na minha opinião, a melhor definição de notocorda é uma estrutura cilíndrica semirrígida embrionária fundamental para servir de sustentação, inicialmente, para a disposição dos sistemas em formação e por consequência dita também a disposição dos sistemas em si. Porém é uma estrutura vital para a proteção dos cordatos nos estagios inicias e em todos os estágios dos protocordados. Assim uma forma de se ver é pensar que a notocorda está para os Cordados assim como a nuvem de gás que originou o Sol esteve para a formação dos planetas do sistema solar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados