Mamíferos

Sejam muito bem-vindos à nossa ultima postagem referente aos cordados. Para finalizar nossos estudos sobre o Reino Animalia iremos falar sobre os mamíferos. Esse clado é composto por animais vertebrados que possuem pelos e glândulas mamárias. Nós, seres humanos, somos um exemplo de mamífero, porém vale ressaltar que existem outras espécies muito importantes para nossa dieta, meio de transporte ou simplesmente como companhia.
fonte:https://museucerrado.com.br/sistemas-biogeograficos/fauna/mamiferos/



CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • Presença de pelos: auxilia no isolamento térmico, mas também atua na camuflagem, comunicação e percepção do meio ambiente;
  • Presença de glândulas mamárias capazes de produzir leite, alimento fornecido pelas fêmeas para seus filhotes. Machos também possuem essa estrutura, porém ela não é utilizada;
  • Presença de glândulas sebáceas: produzem o sebo que impermeabiliza e lubrifica o pelo;
  • Presença das glândulas sudoríparas: atuam na termorregulação, ou seja, controle da temperatura corporal;
  • Presença de garras, unhas ou cascos: atuam na locomoção, defesa e ataque desses animais;
  • Dentes adaptados ao tipo de dieta do animal;
  • Sistema cardiovascular: sistema duplo e fechado. Apresentam coração com quatro cavidades, 2 átrios e 2 ventrículos. Presença de glóbulos vermelhos anucleados para o transporte de oxigênio.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Os mamíferos possuem respiração pulmonar. Os pulmões desses animais são esponjosos devido a grande quantidade de alvéolos pulmonares, estruturas em formato de pequenos sacos onde é realizado a hematose. Existe ainda a presença do músculo denominado de diafragma, que separa a cavidade torácica da abdominal e garante a eficiência do processo de respiração.

SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário é composto por dois rins, onde é formada a urina. Dos rins, a urina parte pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada até o momento da eliminação pela uretra. Não há ligação entre o sistema que excreta fezes e o sistema urinário.
 
Fonte: https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/mamiferos



SISTEMA REPRODUTOR

Os mamíferos são animais que apresentam sexos separados e a fecundação é sempre interna. Existem espécies ovíparas e espécies vivíparas.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação dos mamíferos é realizada considerando o ambiente em que eles vivem e o modo que eles se reproduzem. Sendo assim, existem três subclasses:
  1. Allotheria: Os representantes dessa classe estão atualmente extintos e provavelmente possuíam os mesmos hábitos de vida dos roedores;
  2. Prototheria: Esses organismos, também conhecidos como monotremados, são conhecidos por sua capacidade de botar ovos e por possuírem mamas sem mamilos. Exemplo: Ornitorrincos e equidnas;
  3. Theria: Esse grupo inclui os marsupiais e os placentários, pertencentes à infraclasse Metatheria e Eutheria, respectivamente. Os marsupiais (exemplo: canguru) e placentários (exemplo: humanos) podem ser diferenciados, principalmente, pelas características reprodutivas. Os primeiros nascem pouco desenvolvidos, e o segundo grupo nasce em estado avançado de desenvolvimento.
Além disso, podemos classificá-los como carnívoros, onívoros ou herbívoros, ou seja, de acordo com sua dieta. 

EXERCÍCIOS
1)Cite as apomorfias dos mamíferos e e explique cada uma delas.
R: Inicialmente, é necessário ressaltar que para uma característica ser considerada como "apomorfia" depende como comparamos os filos ou clados entre si. Portanto, iremos comparar com o clado mais próximo em questões temporais, ou seja, os répteis e as aves. Podemos notar, então, que as principais apomorfias são: presença de pelo, o que demonstra uma alteração na forma como é regulado a temperatura corporal; e a presença de glândulas mamárias, que é a forma no qual os filhotes se alimentam. 

2)

 
Com base na tabela acima escreva nos retângulos as características evolutivas que separam esses táxons uns dos outros. A tartaruga é um réptil e está colocada no cladograma como um grupo irmão dos mamíferos.
R: De baixo para cima as lacunas devem ser preenchidas com "Coluna vertebral", em seguida "Presença de pelos e glândulas mamárias", depois "Presença de placenta" e por fim "Longo período de gestação". 


FONTES: https://www.biologianet.com/zoologia/mamiferos.htm
https://conhecimentocientifico.r7.com/mamiferos/
https://escola.britannica.com.br/artigo/mam%C3%ADfero/481817
https://planetabiologia.com/os-mamiferos-classificacao-e-caracteristicas-resumo/
https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/mamiferos-classificacoes-e-caracteristicas/
https://biologiaevolutiva.wordpress.com/2010/11/20/apomorfia-algumas-palavras-de-advertencia/#:~:text=%C3%80%20primeira%20vista%2C%20somos%20tentados,%2C%20aves%2C%20crocodilos%20e%20tartarugas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução a Zoologia

Explicação referente ao cladograma

Urocordados e Cefalocordados